Confiança e Segurança, andam de mãos dadas!
Quando cuidamos de nós (educadores), da nossa auto confiança, estamos a um passo de conseguir construir relações, também elas de confiança.
Todas as crianças e jovens (diria que adultos também), procuram no outro e na relação, a verdade. Verdade não é perfeição. Verdade é autenticidade, congruência, respeito, segurança, presença.
Quando presto atenção e reconheço as minhas necessidades, e aqui posso falar em descanso, espaço, nutrição, silêncio, dançar, dormir, um abraço, ser reconhecida, de ter mais informação/conhecimento, segurança, etc... Estou mais capaz de as alimentar ou de as solicitar a alguém e assim estar mais completa e feliz.
Se me sinto completa e feliz, estou bem comigo e estou bem para estar em relação.
Trabalhar com jovens em risco, que têm inúmeras necessidades básicas por nutrir, ensinou-me que o caminho iniciava em mim, uma vez que não estando nutrida, iria ser desafiante conseguir nutrir o outro. Mais ainda... seria um desafio e uma incongruência indiscutível poder dizer ao outro como se conseguir nutrir, se eu não sabia como fazer comigo.
É neste caminho de alimentação das minhas necessidades, do respeito por mim mesma, da congruência nas atitudes, emoções e pensamentos, que faz com que o outro olhe para mim com confiança e segurança, pois vêm verdade e equilibro.
Quando sou autêntica e estou equilibrada, mais facilmente consigo praticar o igual valor e eles/elas percebem e sentem isso! Como saberá? Observe como se relaciona consigo mesm@ diariamente e como estão as suas relações!
Sem comentários:
Enviar um comentário